Entrevista de emprego: dicas para mandar bem!

Entrevista de emprego: dicas para mandar bem!

Uma entrevista de emprego, online ou presencial, é a oportunidade de mostrar o seu potencial e conquistar aquela vaga que você tanto deseja. Para mandar bem e mostrar que você é A PESSOA para a vaga, não dá para ficar na mesmice. Você precisa se comunicar bem e mostrar todo o seu valor.

Antes de tudo, a primeira coisa que você precisa é pesquisar sobre a empresa. Quanto mais você conhece sobre a história do lugar que você deseja trabalhar, mais repertório você terá para a conversa. No fim das contas, isso vai te ajudar a se sentir mais confiante. Alguns passos que vão te ajudar:

Pesquise sobre a empresa:

  • Visite o site oficial, página nas redes sociais: pesquise o máximo que conseguir para entender a missão, visão, valores e principais serviços ou produtos da organização.
  • Leia notícias recentes: procure saber sobre conquistas, desafios ou mudanças relevantes. Não só sobre a empresa, mas sobre o mercado em que ela atua.
  • Analise a cultura organizacional: pesquise em canais como redes sociais ou depoimentos de funcionários no Glassdoor para identificar o estilo de trabalho. Será que é uma cultura que combina com o seu jeito de ser?

Feito isso, a segunda etapa é: estude sobre a vaga. Veja quais são as habilidades exigidas, quais as competências esperadas. ATENÇÃO AQUI: observe qual o comportamento esperado, e não apenas as habilidades técnicas. Tenho uma ideia sobre os possíveis desafios do cargo e como sua experiência pode fazer a diferença. Na entrevista, você terá que comunicar isso de uma forma bem clara!

Dica: Liste exemplos concretos da sua experiência que comprovem essas competências.

Depois é a hora da preparação das suas respostas. Veja quais são as perguntas comuns feitas pelos entrevistadores. Sem dúvida alguma, as pessoas normalmente erram naquela que deveria ser a mais "simples": fale sobre você!

Construa uma narrativa curta e objetiva, focada nas suas experiências mais relevantes. Nada de contar que você se formou em 1900 e bolinha, que a sua primeira experiência foi como estagiário na empresa X. O recrutador não quer saber isso! Ele quer que você diga:

  • “Quais são seus pontos fortes e a melhorar?” Destaque pontos fortes relacionados à vaga e demonstre como está trabalhando em suas áreas de melhoria.
  • “Por que você quer trabalhar aqui?” Mostre que você entende a empresa e que seus objetivos estão alinhados às oportunidades oferecidas.

Treine suas respostas em voz alta ou grave vídeos para ajustar o tom, a clareza e a segurança.

Dica bônus: faça perguntas

Ao final da entrevista, é comum o recrutador abrir espaço para perguntas. Aproveite para mostrar seu interesse. Faça perguntas estratégicas do tipo:

  • “Como é a rotina do time para essa posição?”
  • “Que habilidades seriam ideais para crescer nesse cargo?”
  • “Quais são os próximos passos do processo seletivo?”
  • "Qual a maior dificuldade que a empresa enfrenta hoje e o que esperam de um novo colaborador?"

Ao final da entrevista, mostre a sua gratidão pela oportunidade e reforce seu interesse pela vaga. Terminado o bate-papo, tire um tempo para avaliar o que você fez bem e quais são os pontos de melhoria.

Uma boa preparação é o diferencial que pode transformar sua entrevista em uma oferta de emprego. Mostre autenticidade, confiança e conhecimento. Lembre-se: mais do que buscar candidatos, os recrutadores procuram pessoas que se conectem com a essência da empresa. E você mostra isso por meio da sua comunicação! Boa sorte!


Quer falar comigo? Estou no Instagram: @comgabiguimaraes! Todos os dias tem conteúdo novo para você dominar uma das habilidades mais importantes e transformar sua forma de se conectar com o mundo.

Você pode aprender mais sobre comunicação no Curso de Oratória Online - Comunicação 2x: https://comunicacao2x.com

Ou ainda fazer parte dos meus processos de mentoria, individual ou em grupo. Vai ser uma honra acompanhar o seu desenvolvimento!